segunda-feira, março 07, 2005

DG:1 Sound Emphasis + Multimedia Refs

IMAGE-SOUND RELATIONS MEDIENKUNSTNETZ

VVAA it's a gold mine ;)

Audio visual poetics in interactive multimedia
Scot McPhee


The purpose of this essay, bluntly put, is to ascertain a general structure that describes the audio-visual logic of multimedia in way that draws the question of sound, regarded here as including sonic as well as poetic logic, to the centre of the entire apparatus.

http://www.sysx.org/soundsite/texts/mmpoetics.html


Sound + Image in Computer-Based Design: Learning from Sound in the Arts
Millicent Cooley


The performing arts has a long history of creating sound which makes a powerful impression on human perception and emotion, and has accumulated a rich body of theories and practical insights for how this is done. These theories and insights should be explored for their usefulness in improving sound design in software. The purpose of the research discussed in this paper has been to learn from the principles and practices of sound design in the performing arts, and to discuss and demonstrate ways in which some of these ideas might be helpful to designers of computer-based media and software.

millicent cooley sound image

4 Comments:

At 10:52 da tarde, Blogger joao said...

Isto comentário vem da minha vontade de praticar o bem:

Ainda nem sequer abri o segundo link e já não me apetece vê-lo. Já tinha antes, nalgum texto, chamado a atenção para a terminologia que geralmente se utiliza para descrever os fenómenos físicos que entendemos como música e imagem. Não voltaria sequer a falar no assunto se isto não fosse uma faculdade de Belas-Artes, e se soubesse que poucas pessoas se interessavam por isto. Mas tal não é o caso.
Faz algum sentido e contar de um a dez assim?: Um, 2, III, 4º, Quinto, iiiiii, 7te, 5III, n9ve, deZ... É giro não é? Mas está tudo mal e assim nem da primeira classe passava. Gera confusões... O mesmo acontece (de outro modo) com quase todas as pessoas que falam ou escrevem sobre Som/Luz ou Música/Imagem! Som e luz. Ou música e imagem! A principal diferença (além da representação que escolhi) é que os últimos não existem sem nós. Chame-lhe retórica, conversa da treta ou o que quer que seja, mas já ando aqui há alguns anos a ler asneiras atrás de asneiras sobre este assunto. Daqui a nada já lá vou...

 
At 12:46 da manhã, Blogger _bl4nk said...

"Isto comentário vem da minha vontade de praticar o bem:" nem eu consigo imaginar outra coisa ;D ;DIf a tree falls in a forest, and nobody's around, does it make a sound?Creio que é um (ou uma espécie de) koan

 
At 4:55 da manhã, Blogger joao said...

Ainda me faltam duas Super Bocks para ir para a aula... Hoje decidi embebedar-me e passar a noite na web e no iTunes. Que se lixe... é fixe. Fiz isto uma vez no 1º e estou a fazê-lo hoje outra vez.
Koan?
É!
É uma coisa do género. Uma colega que também anda por aqui disse-me que eu tinha tendências suicidas, mas depois fartou-se porque eu não parava de estar feliz e contente, com a bebedeira. Ela devia pensar que é da bebida... Avante...
No que toca à perspectiva a que me linkaste... nah... Os tipos pensam, e isso é bom. Mas, se o som é o que ouvimos e as vibrações são som, não vale a pena aquela distinção. Ou vale? Com mais de 0.5 g/l no sangue não consigo imaginar um mal entendido... ou consigo? Se calhar, existem pessoas que não sabem que o som provém de qualquer oscilação ou troca de energia entre matéria, e pensam que as vibrações são sempre inaudíveis. O.k. Mas daí não vem vem qualquer problema proque quem não sabe que o som é qualquer oscilação de energia dentro que se repete entre os 20Hz e o 20kHz não quer saber a diferença entre som e música? não? A atenção é um factor importantíssimo na distinção entre música e som mas também posso ouvir música sem lhe prestar atenção. não? e ouvir música quando me apetece ouvir os sons que me rodeiam. E a poesia musical do silêncio onde fica? Não espero respostas apressadas. Já nem sequer espero respostas. Mas Koan é um conceito paradoxal fixe para a nossa versão dicotómica presença/ausêcnia... até já que na aula não vos chateio... abraço. Gostom esmo edsta escola...

 
At 5:00 da manhã, Blogger joao said...

o comentário anterior tá todo mal escrito mas acho que passa a ideia e ainda não consegui parar de rir e sorrir desde que o afixei e li! Perdão mas ser jovem e estudante tem piada! : D

 

Enviar um comentário

<< Home