quarta-feira, maio 11, 2005

DG1: Projecto 3 / Propostas / Actualizações

Grupo 35: Ilaria Tomat
————>
This is the general idea for the realization of a book on the prevert's poem : "volets ouverts_volets fermes", a poem describing a love story from its beginning, to its end;

There is a strong image that accompain the whole poem and it is the alternance of a closed and opened shutter.

The text is presented (divided in stanzas) on the left page while in the right one there is a simple, graphic image representing a window with the light entering and breaking the darkness of a space.

The principle aim of the work is to create a strong relation between image and text.

As the text rotates, page by page, the light enters from different directions creating new perspectives.

The rotation of the text from the left to the right side simbolizes the time passing by and, in the same time, the light moving around the window represents the sunlight that changes during the day.The purpose of this kind of representation is to create a parallel between the relationship described in the poem and the time going on.

When the poem describes a situation in which the shutter is closed , the text appears in the center of the page to give the sensation of closing and the image rapresent, in a graphic way, a closed shutter.


Grupo 23: Catarina Campos, Duarte Amorim
————>
Tema:
Breve resumo do conto seleccionado ("O Amor é Cego" de Boris Vian):

Formato do projecto: Instalação

Conteúdo
Com base na importância dada à interacção dos personagens do conto literário seleccionado, que se vai complexificando à medida que o texto avança (numa relação de menor visibilidade maior interacção), o trabalho foi-se desenvolvendo segundo as ideias seguintes:

- leitor/espectador como desconstrutor da própria coerência da intriga
- espectador como participante de um grupo, de um contexto e de um ambiente comunicacional
- papel de produtor de significação dado ao público
- utilização do corpo dos espectadores como meio
- transformação do tempo literário num tempo concreto e humano (presente cronológico)

Objectivos/Forma
O principal objectivo para a resolução da proposta é a tranformação de uma narrativa clássica, que separa e exterioriza o lugar do leitor, numa narrativa em que o leitor é transportado para dentro da acção, transformando-o num performer que deverá integrar-se numa trama que é já narrativa.
Concluímos que, segundo os nossos objectivos, a melhor forma de apresentação seria uma instalação suportada pelos conceitos sequentes:

- desierarquização, deslinearização, anonimização e infinitização do texto
- eliminação do texto no desenvolvimento narrativo
- dependência da autenticidade da experiência com a escolha e adaptação dos meios
- dialética entre hipermediação e imediação
- reflexão acerca das tecnologias de representação e utilização de dispositivos auto-perceptivos
- desenvolvimento de uma estrutura não linear assente em conceitos como descontinuidade, indeterminação, pluralidade e acaso

Metodologia
Durante as semanas que se seguem o projecto será desenvolvido e finalizado formalmente e, em paralelo, as investigações continuarão como suporte do trabalho (indicação de caminhos e soluções possíveis).


Grupo 20: Cláudia Peixoto, Helena Sousa, Henrique Valente
————>
Tema:
A partir da obra literária seleccionada, e na medida em que esta adopta essencialmente um formato descritivo através da apresentação de um personagem em cada um dos capítulos, o trabalho procurará representá-las sobre a forma de ilustração animada, reforçando o seu carácter descritivo através de um outro suporte. Essa reapresentação pretenderá evidenciar os aspectos mais marcantes de cada uma das personagens, a nível físico, objectos, espaços e acções particulares de cada um deles, por sua vez reforçada pelo movimento criado nas ilustrações.
Em termos formais o "desenho" pretende ser desenvolvido essencialmente através de colagens, pela apropriação de elementos, como várias texturas, desenho, etc.
No final estas procuram alcançar um carácter caricatural, pretendendo enfatizar desta forma aspectos relevantes e fundamentais na caracterização das personagens, ao mesmo tempo demonstrando o ponto de vista de uma criança, adolescente perante o ambiente, os habitantes e as vivências da rua que dá nome ao livro e onde o narrador cresceu.
A possível vertente interactiva do trabalho, procurará possibilitar uma leitura que se afaste da convencional, à partida linear, inerente a este tipo de suporte, o livro. Deste modo, pretende-se justificar a criação de um suporte de leitura "literário" alternativo dando a possibilidade ao utilizador de navegar por opção própria (o que em todos os casos não seria impossível no suporte original), permitindo-lhe aceder a personagens que à partida só estariam disponíveis por exemplo nos últimos capítulos.
Por outro lado, é intenção que a interactividade parta de uma "main page" que se assume como o universo da própria Miguel Street, e é o ponto de partida (através da criação de botões que apresentam cada um dos personagens) para que no fim, e pela ordem a que o utilizador optou, estas se tornem todas visíveis, recriando num mesmo "espaço" (várias janelas sobre essa página principal) todo o universo da Miguel Street. Por outras palavras, o final é uma tentativa de dar a conhecer o livro num só momento, acedido pela ordem de leitura escolhida pelo utilizador.


Grupo 11: Ricardo Lafuente
————>
Tema:
"O Homem que confundiu a mulher com um chapéu", de Oliver Sacks

Planificação do Trabalho:
1ª fase (2 a 9 de Maio) Selecção de 3 "casos" a desenvolver.
2ª fase (10 a 17 de Maio) Desenvolvimento de desenhos
e esboços; criação do storyboard.
3ª fase (17 de Maio a 26 de Maio) Criação da animação, som e interface.

Objectivos:
- Criar um reportório formal consistente;
- Descrever visualmente a experiência de pessoas com anomalias neurológicas;
- Aprofundar a técnica e a linguagem da animação tradicional e do desenho;
- Desenvolver um interface simples em DVD.